domingo, 15 de novembro de 2015

Consequências de um desequilíbrio do pH no nosso organismo

Consequências de um desequilíbrio do pH no nosso organismo


    
 

Resultado de imagem para banana madeiraO estilo de vida de hoje em dia trouxe alterações nas rotinas e hábitos, que levam a erros, sobretudo alimentares, prejudiciais para a nossa saúde. Entre os erros alimentares mais frequentes são:
    - as refeições fora de casa, com a agravante do aumento da procura dos restaurantes de comida rápida e o consumo de quantidades excessivas, presente nos menus XL ou nos buffets livres.
     - as procura de alimentos processados ricos em açúcar, farinhas refinadas, sal, gorduras hidrogenadas e aditivos; sem qualquer interesse nutricional e prejudiciais á saúde humana.

Definitivamente não podemos negar que as refeições rápidas e os alimentos industrializados vieram facilitar a vida das pessoas, contudo o consumo em excesso destes alimentos acidificantes podem levar a alterações do pH do organismo e consequentemente a um desequilíbrio no organismo. O consumo de estimulantes (tabaco, o chá, o café e o álcool) associados ao stress e à falta ou excesso de exercício físico são fatores que acentuam ainda mais esse desequilíbrio ácido-base do organismo.
    
Felizmente, um corpo saudável tem uma grande capacidade de auto regulação do pH do meio interno. Contudo, com o avanço da idade a procura constante do equilíbrio entre os ácidos e as bases pode ter consequências gravosas para o nosso corpo e dar origem a muitas das doenças crónicas prevalentes na nossa sociedade (hipertensão, artrite reumatoide, cálculos renais, aterosclerose, doença de Parkinson, doenças do aparelho digestivo e cancro). Ou seja, o corpo enfraquece, desequilibra, inflama e adoece no esforço para manter o pH do sangue dentro de limites estáveis e equilibrados.


Alguns sinais e consequências da acidificação do organismo:


   - sensação de cansaço e fadiga constante
  - envelhecimento precoce 
  - enfraquecimento do sistema imunitário (diminuição das defesas contra parasitas, vírus, bactérias e fungos), deixando o organismo vulnerável a doenças como o herpes, infecções, amigdalites, diarreias, gripes outras viroses. 
  - dificuldade na perda de peso (alterações do metabolismo) 
  - Perda de massa muscular;
  - cãibras;
   - Irritação do trato urinário;
   - Dores musculares e nas articulações;
   - Perda de minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo como o cálcio, potássio e magnésio;
   - Diminuição da formação óssea e da densidade óssea;
  - Dores de cabeça;
  - Cabelos e pele secos e unhas quebradiças;
  - Dificuldade em perder peso (diminuição do metabolismo);
   - Aumento de risco de desenvolver diabetes;
  - Aumento de risco de formação de pedras nos rins;
  - Problemas digestivos;
  - Problemas hormonais;
  - Gastrites




       É, assim, importante realçar que um equilíbrio ácido-base constante é essencial para o bom funcionamento do organismo.
     Por isso, está na altura de fazer algumas modificações no seu estilo de vida e ter uma dieta apropriada com prevalência de alimentos alcalinizantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.