Existem ainda algumas dúvidas sobre a dieta alcalina que importa esclarecer:
É verdade que a dieta alcalina faz com que o sangue se torne mais alcalino ou ácido?
Ao contrário do que muitas pessoas têm escrito e/ou dito a resposta é não, a dieta alcalina não tem como objetivo alterar o pH do sangue (o pH do sangue deve manter-se rigorosamente entre 7,35 e 7,45), mas, sim, ajudar o organismo a manter o equilíbrio entre os ácidos e as bases através de uma alimentação saudável e equilibrada.
O facto é que o corpo humano está constantemente a trabalhar para garantir um equilíbrio químico entre os ácidos e as bases circulantes, mantendo, desta forma, o pH do sangue dentro de limites estreitos. Numa pessoa saudável, o pH do sangue encontra-se entre 7,35 e 7,45, ou seja, ligeiramente alcalino.
Então qual a importância de alcalinizar o corpo?
A verdade é que uma alimentação e estilos de vida pouco saudáveis têm um efeito acidificante no organismo. Isto obriga o organismo a fazer um esforço maior do que é suposto, para eliminar e/ou neutralizar os ácidos em excesso e manter o pH do sangue nos valores estáveis. Este esforço pode debilitar o corpo e torná-lo mais vulnerável ao aparecimento de doenças. Não podemos também esquecer que, à medida que envelhecemos, esta capacidade de auto-regulação torna-se cada vez menos eficaz. Por isso, ao reduzirmos a ingestão de alimentos acidificantes e aumentarmos a ingestão de alimentos alcalinizantes estamos a aumentar a reserva de minerais alcalinos que ajudam o nosso organismo a eliminar e a neutralizar os ácidos, minimizando o esforço.
Quer isto dizer que ao seguir uma dieta alcalina só posso comer alimentos alcalinos?
Não. A dieta alcalina não exclui alimentos ácidos, desaconselha, sim, os alimentos processados (que têm um efeito altamente acidificante no nosso organismo). Numa dieta alcalina pode comer alimentos ácidos como o peixe, a carne, a soja, os ovos, a aveia, o arroz, o feijão e as lentilhas, desde que por cada alimento ácido coma dois alimentos alcalinos (exemplos: peixe com batata e legumes, bebida de amêndoa com aveia e maçã, sopa de lentilhas e legumes e iogurte avelãs e banana).
Saiba mais sobre a dieta alcalina no livro O fator pH!
Com os atuais conhecimentos sobre a interação dos alimentos com o nosso organismo, podemos afirmar que a dieta alcalina não é só uma dieta de emagrecimento, nem de prevenção de algumas doenças, mas uma dieta adequada para qualquer pessoa que queira ter uma vida mais saudável. A dieta alcalina é uma dieta que consiste em equilibrar o pH do organismo através da alimentação, privilegiando a ingestão de alimentos alcalinizantes em detrimento dos alimentos acidificantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.